Para que 2021 possa ser realmente um ano novo e feliz, certamente você não vai querer, a partir desta virada, continuar cometendo os mesmos erros em sua vida. Com as mesmas repetições que geram sofrimentos e conflitos para os quais você não encontra solução.
Você tem desejo de saber por que não consegue sair das suas próprias armadilhas? Já pensou em procurar um profissional da saúde mental como um psicólogo ou um psicanalista para entender seu sofrimento e sair das repetições que lhe causam dor?
A psicanálise é uma ciência, com uma técnica que pode, sim, lhe ajudar para que, de fato, você comece um novo ciclo na sua vida e entenda os motivos pelo quais você sofre.
Por meio de seu método, a psicanálise promove a tomada de consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Isso permite que aspectos anteriormente inconscientes do ego se integrem e promovam um funcionamento organizado da mente.
Durante o trabalho analítico, o psicanalista busca entender o funcionamento da mente humana e parte do princípio de que os processos psíquicos são, em boa parte, inconscientes. Portanto, não temos consciência de vários fatores que definem nossas emoções e comportamentos que, mesmo que destrutivos, continuamos a repetir.
A teoria psicanalítica serve como uma abordagem para o tratamento de uma série de transtornos, doenças ou conflitos que causam sofrimento emocional, como depressão, fobias, compulsões, angústias, alterações de humor, problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento pessoal e profissional ou em relações amorosas. Em todos eles, os psicanalistas buscam a explicação no inconsciente.
Para que o tratamento seja efetivo, o paciente precisa ter desejo de mudar e vontade de querer fazer diferente o que até então vinha fazendo da mesma forma há anos, muitas vezes sem perceber.
Para o paciente entrar de fato em análise, como dizemos na psicanálise, é fundamental a relação de confiança entre o analista e paciente, sendo o diálogo o principal instrumento de trabalho.
Através da associação livre, a ideia é orientar o paciente a falar sobre vários temas com o analista, sem nenhum filtro, preconceito ou discriminação. Acontecimentos e detalhes da vida cotidiana, devaneios, desejos e lembranças de sonhos e a vida infantil podem ser bastante importantes durante o processo analítico. Esse processo ajuda a trazer à tona certos pensamentos que, normalmente, não seriam possíveis de ser acessados. Durante o processo terapêutico, investiga-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surgem determinados traumas, conflitos, repetições e medos.
As sessões acontecem uma vez por semana com duração de 45 a 50 minutos, sendo que esta periodicidade semanal é fundamental para obter sucesso no processo de acessar o inconsciente. O que a psicanálise pode oferecer aos seus pacientes é que eles possam ser capazes de se sentirem seguros enquanto exploram sentimentos, desejos, memórias e conflitos que podem levar a dificuldades psicológicas. Com o passar do tempo, o paciente adquire capacidade de autoanálise, método utilizado no processo psicanalítico que pode contribuir para seu crescimento emocional e maturidade psíquica.
A partir do momento em que o paciente consegue tornar conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, ele consegue obter uma outra percepção daquilo que um dia já foi um conflito. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente. O tratamento se concentra em trazer o conflito reprimido até a consciência, onde o paciente o possa ressignificar dando um outro lugar às emoções que um dia foram represadas no inconsciente.
ENDEREÇO DE ATENDIMENTO
Rua Vergueiro, 1.421 – cj. 201 – Torre Sul
Paraíso – São Paulo/SP