DA MARI

PSICOLOGIA, PSICANÁLISE, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE DE GÊNERO

Aceite a solidão e encontre a solitude

Há muito temor e prevenção ao encontro dela. Ela causa uma certa angústia, dado que ela pode dar espaço para pensamentos não tão saudáveis e um ponto de vista vitimista sobre a vida. Para a necessidade de estar sempre entre pessoas, somada ao medo de ficar só, damos o nome de solidão. Por outro lado, dependendo do ponto de vista, ela muda de nome e pode ser a porta para o autoconhecimento, cura de dores profundas e a chave para a felicidade. Esta, que muitos se confundem em uma só, é oposta à solidão. Ela é a solitude.

O fato de estar com você mesmo e ninguém mais, tendo que encarar seus pensamentos, carências, medos e tudo aquilo que é só seu e só você pode resolver, é no mínimo desconfortável para muitos. É quando estamos sozinhos que muitos pensamentos vêm à tona, ficamos vulneráveis a arquitetar em nossas mentes situações que se destoam da realidade, criando as famosas “paranoias”. A solidão dá a sensação de desamparo e faz você dar de cara com suas dores e imperfeições. Ela é um alerta sobre uma excessiva necessidade de atenção ou a necessidade saudável de se relacionar com outras pessoas. Pois, você também pode propositar sua solidão e evitar o contato com os outros.

A verdade é que podemos nos sentir sozinhos, mesmo em grupo. Ou ainda, nos sentir sozinhos mesmo com um(a) companheiro(a). Se isso acontecer, acredite, você precisa se encontrar consigo mesmo. É a solidão lhe dizendo para transformá-la em solitude. Quanto mais você sentir solidão, mais precisará aprender a estar só. Quanto mais você ignorá-la, mas ela lhe cobrará. É preciso se questionar e entender de onde vem a falta de você em você mesmo e trabalhar para recuperar a autoconfiança, a autoestima e o amor-próprio. E como alcançar tudo isso? Estando só.

Quando aprender a estar bem com o seu EU, perceberá dentro de você a diferença entre a solidão e a solitude. A paz te invadirá e lhe fará sorrir honestamente ao preparar o seu café da manhã, sabendo que passará o dia só em sua casa. Estará bem também com todos aqueles que se relaciona, sejam amigos, familiares e companheiro(a) sem o peso da cobrança por atenção e responsabilidade pelo seu bem-estar. Portanto, aprenda a estar só. As oportunidades estão nas coisas simples. Elas estão em ler um livro, no caminhar, em meditar, organizar o guarda-roupas, passear no parque, entre tantas outras coisas. Aprenda a silenciar, a se escutar e a curtir a sua solitude!

POSTS RELACIONADOS:

ENDEREÇO DE ATENDIMENTO

Rua Vergueiro, 1.421 – cj. 201 – Torre Sul
Paraíso – São Paulo/SP

CONTATO

Fone e Whatsapp: (11) 98315-8158

Email: contato@marileiarosa.com.br