Que a sexualidade é ainda um tabu, não há dúvidas. Ainda mais quando se trata de dificuldades nas relações, as tais disfunções sexuais. Ninguém quer expor suas fraquezas e há muito receio e preconceito em procurar ajuda de um profissional da área, seja um psicólogo terapeuta sexual ou até mesmo um médico, para quadros de doenças sexualmente transmissíveis. O fato é que toda disfunção sexual tem o seu motivo, psíquico ou físico, e deve ser tratado apropriadamente, conforme sua necessidade.
Chama-se de disfunção sexual toda alteração nas fases das manifestações aos estímulos sexuais psicológicas e/ou físicas. São as fases, ordenadamente, o desejo, a excitação, o orgasmo e a resolução. As disfunções mais comuns aos homens são a ejaculação precoce e a disfunção erétil. Já as mulheres, sofrem mais com a anorgasmia e o vaginismo. As causas podem estar relacionadas com a saúde, histórico familiar, experiências traumáticas, má educação sexual, depressão, entre outros fatores. Quer saber mais sobre as disfunções sexuais?
Clique aqui!
Apesar das disfunções sexuais serem bastante comuns, há pouca procura de ajuda através da terapia. Além do preconceito, há pouco conhecimento sobre o assunto e em saber o que faz um terapeuta sexual. Alguns presumem, erroneamente, que na terapia sexual há contato físico entre terapeuta e paciente, mas não há qualquer contato deste tipo. A terapia é realizada através de conversas, como acontece em sessões de psicanálise. É buscado e resgatado conteúdos, inconscientes ou não, que podem afetar total ou parcialmente a vida sexual de uma pessoa e seu parceiro(a).
Uma vida sexual desprazerosa e não saudável afeta outras áreas da vida. Pode prejudicar a relação amorosa, o trabalho e inevitavelmente, a relação com si mesmo. A terapia é voltada para descobrir os motivos das dificuldades na relação sexual, em conhecer o próprio corpo, resgatar, ou ainda, encontrar a autoestima e melhorar a relação com o parceiro(a).
É indiscutível os benefícios dos processos terapêuticos voltados para a sexualidade, pois ela proporciona a liberdade e autoconfiança de uma vida sexual mais prazerosa, saudável e feliz.