Muitas opiniões se divergem sobre a importância e significado da Parada do Orgulho LGBT. Parte da própria comunidade LGBT diz que o evento perdeu o motivo político de protesto. Outras pessoas, fora desta comunidade, acreditam que não passa de uma depravação a céu aberto. Mas há quem acredite que se trata de uma marcha de reivindicação de direitos e celebração pelo que já foi conquistado para estas pessoas. Mas e aí? Qual mesmo o valor deste movimento?
De fato, eventos com grande número de pessoas como este pode sair do controle em alguns aspectos. Não podemos negar que algumas pessoas acabam passando os limites e exagerando em atos que não representam o real espírito do evento. A motivação para ocorrências como estas não é por conta da orientação sexual da pessoa, pois este não é um problema exclusivo da Parada LGBT, correto? Temos o carnaval como exemplo que também tem o seu lado de demasia não tão “aceitável”.
A festa, que reúne milhões de pessoas na avenida mais famosa de São Paulo, traz muita cor e bom humor para aqueles que vivem dias cinzas e de muita dor. São muitas as histórias, as lutas, os sofrimentos, as rejeições, os julgamentos… A Parada LGBT traz a alegria e aceitação de poder ser quem se é, sem medo de ser agredido e reprovado por pelo menos um dia. É a celebração do amor por si próprio e por quem quer amar e isso não diz respeito a mais ninguém.
É preciso ter coragem para assumir uma identidade e orientação sexual diferente da que as pessoas esperam de você. Coragem para enfrentar a intolerância diária e a interdição de direitos, deveres e liberdade. É essa coragem que dão o significado para a Parada de Orgulho LGBT acontecer. Orgulho por ser sobrevivente de uma sociedade que discrimina e lhe tira a vida por você ser diferente.
Qual mesmo o valor deste movimento? É o orgulho e amor por ser quem se é.