DA MARI

PSICOLOGIA, PSICANÁLISE, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE DE GÊNERO

Sonhos: a chave para descobrir seus desejos inconscientes

De acordo com o pai da Psicanálise, Sigmund Freud, “O sonho é uma realização de desejo”. A frase retirada de seu livro, “A interpretação dos Sonhos”, dá margem para a reflexão sobre o real conhecimento dos nossos próprios desejos.

Alguns de nossos desejos ficam presos em nosso inconsciente e não identificamos sua presença quando estamos no estado de consciência. Diferente de um desejo consciente que é “moralmente aceitável” pela sociedade, como o de ter um casamento perfeito ou de ser bem-sucedido, o desejo inconsciente é mais enraizado, complexo e às vezes inaceitável pelo senso comum. Estes, são os desejos infantis reprimidos que se manifestam através dos sonhos e também em pesadelos, que geralmente são confusos e desprazerosos, difíceis de interpretar.

Os desejos reprimidos, ou os chamados recalques, são enviados e “esquecidos” em nosso inconsciente. Estes desejos são censurados pelo superego em estado de consciência, com o propósito de inibir o que vai contra o que é moralmente imposto e de evitar sofrimentos e constrangimentos. O superego é uma das estruturas de nossa personalidade, também como o ego e id.

Apesar desta resistência que impede conteúdos inconscientes revisitarem o consciente, a censura é diminuída durante o sono por conta do superego adormecido, e algumas mensagens, de forma distorcida, são reveladas em sonhos. É o que acontecem com os sonhos, aparentemente, absurdos e fora de contexto.

O conteúdo apresentado em um sonho, que foi relatado e lembrado, é chamado de conteúdo manifesto. É através do conteúdo manifesto que é feita a interpretação do sonho para se chegar ao conteúdo latente, ou seja, alcançar a ferida central que é a repressão e o trauma de um desejo não realizado. Fazendo uma analogia com um iceberg, podemos considerar o conteúdo manifesto como a ponta ou superfície, e o latente, como a parte maior submersa.

O esforço do conteúdo latente para realizar o desejo reprimido, aciona os chamados mecanismos dos sonhos que se transformam em conteúdo manifesto. Os mecanismos mais usados são o de deslocamento e condensação. O deslocamento acontece quando desviamos a carga afetiva real de um objeto para outro supostamente sem qualquer ligação. Exemplo: Um desentendimento real entre pai e filho. No sonho do filho, ele interage e discute com uma figura totalmente desconhecida e seus sentimentos são deslocados para esta figura. Já o mecanismo de condensação, é como um cenário e seus elementos são apresentados e resumidos. Estes elementos podem ter vários significados de várias causas latentes. Exemplo: Há um urso e uma canoa no sonho. O urso pode ter vários significados e a canoa pode ter um somente, mas totalmente diferente do significado do urso. Os elementos e cenários podem ser fragmentos de acontecimentos recentes ou da véspera, e, conforme Freud, todo o conteúdo de um sonho tem uma causa.Na interpretação de sonhos, seguindo a linha Freudiana, não há qualquer misticismo, adivinhações ou simbolismos dedutivos. É considerado, pelo analista, toda a narrativa do sonho do analisando, por método de associação livre, e é coletado todos os elementos para compor as peças de um quebra-cabeças. A montagem é feita no decorrer da terapia, coletando peças novas a cada seção.

A importância de interpretar sonhos durante a terapia é bem expressiva em todo o processo analítico. Segundo Freud, os sonhos são repletos de emoções e sentimentos indispensáveis para o descobrimento do verdadeiro EU. São mensagens com enigmas vindas do inconsciente, que quando decifradas, podem trazer mais conhecimento sobre si mesmo e amenizar muitos sintomas psicológicos, como fobias, ansiedade, neuroses, entre outros transtornos que prejudicam a saúde, relações pessoais e o convívio em sociedade.

A analogia do iceberg ou da árvore com sua copa e raízes, além com sonhos, funciona muito bem também quando se refere ao nosso autoconhecimento. Há muito sobre nós, escondido em uma profundidade jamais explorada, além do que vemos na superfície. E os sonhos são o caminho que nos levam ao nosso inconsciente.

POSTS RELACIONADOS:

ENDEREÇO DE ATENDIMENTO

Rua Vergueiro, 1.421 – cj. 201 – Torre Sul
Paraíso – São Paulo/SP

CONTATO

Fone e Whatsapp: (11) 98315-8158

Email: contato@marileiarosa.com.br