Identidade de Gênero

Atualmente, trabalho como colaboradora no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, como psicóloga no AMTIGOS, Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual. Percebo que sexo, sexualidade e gênero são temas que hoje são explorados em todo tipo de mídia. Muito se fala, pouco se sabe. Pensar em sexualidade, temos que pensar nas múltiplas variações da sexualidade humana.

“O conteúdo abaixo não tem a pretensão de abordar as múltiplas variações da sexualidade, mas sim, trazer algumas informações sobre sexo, identidade de gênero e orientação sexual.”

SEXO

Sexo, este diz respeito ao órgão sexual que possuímos em nosso corpo. O sexo biológico é definido pela combinação dos seus cromossomos com a sua genitália. Em um primeiro momento, isso infere se você nasceu macho, fêmea ou intersexual. No caso dos intersexuais, a mudança se caracteriza pela indeterminação do sexo biológico, se pensado no binarismo “macho” e “fêmea”.

IDENTIDADE DE GÊNERO

Identidade de Gênero vai muito além do que os olhos podem ver. Não se trata de sexo biológico macho ou fêmea/ masculino ou feminino, mas sim de como a pessoa se vê e se sente psicologicamente.

O sujeito pode se identificar como homem, mulher, ou não se identificar com nenhum dos dois gêneros, independente do seu sexo biológico. Esta percepção e o desejo de como quer que a sociedade o reconheça, determina sua identidade gênero.
Podemos considerar três tipos de identidade de gênero:

  • Cisgênero: Quando a pessoa se identifica psicologicamente e socialmente com o sexo biológico de seu nascimento.

  • Transgênero: Quando a pessoa se reconhece psicologicamente e socialmente com o gênero oposto de seu sexo biológico.

  • Não-Binário: É uma terceira identidade de gênero com gradientes de masculino e feminino, que se misturam e não se definem em um só. Assim como pessoas binárias (mulheres e homens) sabem que são mulheres ou homens, as pessoas não-binárias também sabem que não são nem mulher e nem homem simplesmente.
  • A não-binaridade de gênero inclui formas variadas de neutralidade, ambiguidade, multiplicidade, parcialidade, ageneridade, outrogeneridade e fluidez de gênero. Os gêneros não-binários são infinitos. Por exemplo, um gênero não-binário é o agênero, que se caracteriza basicamente pela ausência de gênero. Também há o bigênero, que se caracteriza pela vivência de dois gêneros simultaneamente (por exemplo: mulher e homem ao mesmo tempo).

    Importante ressaltar que a condição da identidade de gênero pode mudar no decorrer da vida e não há qualquer caracterização patológica e de distúrbio mental em relação a transgeneridade.

    EXPRESSÃO DE GÊNERO

    A Expressão de Gênero é em geral, uma extensão da identidade de gênero manifestada em sua exterioridade. Se refere às vestimentas, acessórios, estilos de cabelos, comportamentos, movimentos, modos de fala, ou seja, tudo o que pode ser apresentado para manifestar a sua personalidade e identidade.

    ORIENTAÇÃO SEXUAL

    A orientação sexual diz respeito para quem é direcionada a atração afetiva e sexual para com outra pessoa. Ou seja, ela sente atração por qual gênero/sexo? Confira algumas orientações sexuais abaixo:

    • Homossexuais: é a atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo gênero/sexo.

    • Heterossexuais: é a atração afetiva e sexual por pessoas do gênero/sexo oposto.

    • Bissexuais: seria a atração afetiva e sexual por qualquer pessoa do binarismo de gênero: “homens” ou “mulheres”

    • Assexuais: a assexualidade diz respeito às pessoas que não sentem atração por nenhum gênero. Mas vale ressaltar que ainda é uma “sexualidade” em construção.

    • Pansexuais: é a atração afetiva ou sexual que não depende de gênero ou sexo.

    • Muito se confunde quando se fala em travestilidade e transexualidade, mas há alguns detalhes que diferem um termo do outro:

      TRANSEXUAL

      É o indivíduo que nasce biologicamente pertencente a um determinado sexo, mas sente-se, percebe-se e tem a vivência psíquica de pertencer ao outro sexo. Dizemos que a identidade de gênero (saber-se homem ou mulher) não é condizente com o sexo anatômico, biológico. Os transexuais assumem sua identidade de gênero de forma definida, e, por não aceitarem o corpo, optam pela cirurgia de transição.

      TRAVESTI

      As travestis são biologicamente do sexo masculino e normalmente não apresenta qualquer tipo de desconforto com seu sexo biológico. Mesmo assim, optam por adotar hábitos de vestimenta ou aparência do sexo oposto, mantendo todas as características físicas do seu sexo biológico.
      Há uma ilustração muito famosa chamada “O Biscoito Sexual” ou “O Biscoito de Gênero” (The Genderbread Person) que é um ótimo resumo e bastante usada para educar e informar sobre a identidade de gênero.

      CONSULTÓRIO

      Rua Vergueiro, 1.421 – cj. 201 – Torre Sul
      Paraíso – São Paulo/SP

      CONTATO

      Fone e Whatsapp: (11) 98315-8158

      Email: contato@marileiarosa.com.br